Alquimia Médica – A Linguagem da Natureza (eBook)
O que é a alquimia médica? De que forma a as plantas podem auxiliar no tratamento de doenças graves ou simplesmente nos ajudar a ter uma vida melhor e mais equilibrada? Este livro começa por explicar as origens da energia e as suas diferentes manifestações, proseguindo para uma análise dos diferentes sistemas, aconselhamentos de plantas e terapias para cada indivíduo.
A estratificação e classificação elemental das plantas, fármacos, órgãos, sistemas e tecidos, possibilita a interpretação dos diferentes padrões energéticos e constituições tanto a nível do paciente como a nível do tratamento. Essa é pois uma linguagem universal. Utilizam-se assim as técnicas de cura para restabelecer as homodinâmicas elementais do paciente que podem ser traduzidas a todos os níveis da sua existência. Existem duas doutrinas possíveis que viabilizam a cura pelos elementais.
A Doutrina da Antipatia tem como objetivo equilibrar o organismo. Ela é usada principalmente nos sistemas de medicina Ayurvédico, Chinês e Grego. Defende a utilização de um tratamento com afinidade elemental inversa à constituição do paciente aquando do estado patológico para a resolução da sua condição. Por exemplo, utilizando plantas do elemento Terra para aterrar um ar excessivo ou aumentar o elemento Água para apagar um fogo inflamatório.
Por outro lado, a Doutrina da Simpatia tem como objetivo estimular o organismo a curar-se a si próprio. Ela defende que a homeostasia é alcançada através da aplicação de um remédio com uma composição energética semelhante à própria doença. É a doutrina defendida por quem pratica homeopatia.
Para os alquimistas, herbalistas e curandeiros a abordagem prática da doutrina da simpatia seria a de utilizar um tratamento com uma afinidade elemental semelhante à condição patológica. Por exemplo, utilizar um planta com afinidade para o fogo numa condição também inflamatória.
Alquimia Médica – A Linguagem da Natureza (eBook)